QUEM SOU

Inventora de mundos é o que sou

Por que não há outra coisa nessa vida

a se fazer se não inventá-la

O poeta Manoel de Barros já dizia de

forma não tão séria:

"Tudo o que não invento é falso"

Portanto, uso essa frase,

para não me deixar enganar

pela ideia de que o que invento é meu

Só invento a partir do que o mundo

já tem de inventado

Dentre o que inventamos de bom

e o que inventamos de ruim, 

nos resta juntos, reinventar algo verdadeiramente humano

Trilhas reinventadas da vida

Formação em DESIGN 

Formada em Comunicação Visual Design pela UFRJ em 2012, logo na faculdade tive uma angustiante percepção de que as ferramentas de design que eu tinha em mãos já não eram capazes de solucionar os problemas complexos que o mundo apresentava.

Em meu trabalho de conclusão de curso, escolhi trazer à tona o tema dos impactos socioambientais dos eletrônicos em todas etapas do ciclo de vida do produto, através do projeto de uma exposição interativa. Na pesquisa de dados e informações para compor a exposição, comecei a tomar consciência dos efeitos sistêmicos do nosso estilo de vida e consumo à nível mundial, e como o próprio design era um dos fatores que contribuiam para a geração de lixo eletrônico. Veja aqui o projeto 

UM NOVO OLHAR PARA O MUNDO

Com um ano de formada, trabalhando em um estudio de design de exposições interativas, decidi procurar no mundo outras ferramentas que pudessem responder às questões atuais e foi quando fiz o curso de Criação Colaborativa de Projetos baseado na metodologia Dragon Dreaming. Ali encontrei alguns caminhos que fizeram sentido para mim, como pensar os projetos em ciclos integrando além das etapas de planejamento e realização, as etapas de sonhar e celebrar, ou seja, integrando o lado sensível, criativo e intuitivo de ser humano no processo. A partir daí, pedi demissão da empresa e segui me especializando nessas metodologias de abordagem sistêmica.

TRANSIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO

Fiz a formação em Design para a Sustentabilidade Gaia Education, outros cursos de aprofundamento do Dragon Dreaming e a pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, que além de uma metodologia para trabalhar com grupos, apresenta ferramentas de facilitação de diversas abordagens como: Comunicação Não-Violenta, Art of Hosting, Investigação Apreciativa, Oásis e muitas outras. 

 

INVESTIGANDO NOVOS MUNDOS POSSÍVEIS

Nessa investigação, participei do projeto Ecovilas Brasil - Caminhando para a Sustentabilidade do Ser. Desenvolvido de forma colaborativa, eu e Rafael Togashi, viajamos pelo país conhecendo ecovilas, comunidades intencionais e casas colaborativas, vivenciando e registrando em imagens e entrevistas as inovações sociais que esses espaços estavam experimentando. Dessa pesquisa surgiu um filme documentário e livro de mesmo nome do projeto. O filme está disponível no Canal Brasil e Youtube, veja aqui

ATUALIZAÇÕES DE VIDA E REALIZAÇÕES

Morei na Ecovila Tibá em São Carlos - SP em 2016, onde pude vivenciar a Permacultura e as ferramentas colaborativas no dia-a-dia. Me tornei facilitadora dos cursos de Introdução à metodologia Dragon Dreaming. De volta ao Rio em 2017, entrei na comunidade urbana Casoca (Vila Isabel). Participei de 4 projetos na Aldeia Pankararu - PE pela Ong Thydewá (2017 e 2018) apoiando o Ponto de Cultura Indígena local, a Associação da Mulheres Indígenas Guerreiras Pankararu (AMIGP) e na Residência Artística com indígenas de Arte e Eletrônica (AEI). Integrei como consultora a o Laboratório Audiovisual Cocriativo (LAC). Em 2018 produzi e participei do curso de Sociocracia e iniciei junto com Leo Napoli, o Grupo de Aprendizagem Prática em Sociocracia (GAPS).

 

CORPO FACILITADOR

Todo esse percurso foi me ajudando a criar um corpo facilitador, por que mais do que saber aplicar ferramentas e metodologias, o facilitador é aquele que está em constante desenvolvimento das seguintes habilidades: escuta ativa, sensibilidade para ler o campo, capacidade de lidar com o que emerge do grupo, de ser criativo, improvisar, lidar com as diversidades culturais, se colocar em um estado de presença e atenção para servir aos objetivos do grupo, trazer à tona a inteligência coletiva, desenhar uma experiência que gere aprendizados, inovação e engajamento. 

reinventando o design através da facilitação - O QUE VEM AGORA?

Atualmente tenho trabalhado em parceria com a Rede AVO, facilitando processos de design e cultura organizacional, bem como workshops sobre Liderança Facilitadora (Refresca). Facilito processos individuais para quem quer iniciar ou redesenhar seu projeto/trabalho. Desenvolvo e facilito projetos de inovação social em parceira com facilitadores das Redes: Dragon Dreaming, Sociocracia e Casa Terra. 

Certificações
  • Graduação: Comunicação Visual Design - UFRJ (2008 - 2012)

  • Intercâmbio: Politecnico di Torino (2010) - IT

  • ​Pós-graduação: Pedagogia da Cooperação - Unip (2015 - 2016)

  • Designer para a Sustentabilidade pela Gaia Education Rio - 2014

Qualificações
  • Certificações Dragon Dreaming: Curso de Introdução (2014) / Curso de Aprofundamento e Curso de Captação Empoderada de Recursos (2015) / Superando Bloqueios nos Projetos com John Croft e Liz Barbuto (2016) / Formada Multiplicadora pelo Caminho de Aprendizagem com Pedro Araújo (2017)

  • Certificações Sociocracia: Introdução à Facilitação em Sociocracia e Curso de Aprofundamento em Sociocracia pela Sociocracy for All (2018)

  • Introdução ao Teatro do Oprimido - T.D.O. Rio (2019)