top of page
Buscar
  • Foto do escritorIlana Majerowicz

Foi tudo muito lindo, mas e agora?

Atualizado: 7 de mai. de 2019

// Como implementar mudanças reais na vida após um curso transformador?



Grupo no WS Refresca - Liderança Facilitadora (abril 2019)


Já aconteceu comigo diversas vezes e talvez também já tenha acontecido com você.


Aquela sensação depois de um workshop ( ou um fim de semana de vivências, de imersão) onde a gente se aprofunda em algum tema e principalmente dentro de si, se sente super conectado com as pessoas, aprende novas práticas, ganha novos conteúdos e insights, mas depois volta para o dia-a-dia e se sente um tanto impotente em fazer com que essas transformações se consolidem em você estando no ambiente onde vive e trabalha.


Diante de tantas frustrações, fui aprendendo a ter alguns cuidados após esses processos para poder digerir tudo o que foi vivido e colocar em prática aos poucos na minha vida, sem me cobrar tanto.


Aqui vão algumas dicas que escrevi para os participantes do Workshop de Liderança Facilitadora (realizado pelas redes AVO e Hub Novas Economias) que aconteceu no último fim de semana (12 a 14 de abril de 2019), mas que serve para qualquer outro curso ou imersão.


1. Comece com um passinho! // Dentre tudo o que você viveu, o que mais te marcou? O que mais te move a querer mudar? Comece com isso. Comece observando isso no seu dia-a-dia. Joga um holofote nisso e fique atentx, perceba suas reações, perceba como fica o estado do seu corpo…


2. Registre o que você tá vivendo // Use um caderninho, o bloco de notas do seu computador, encontre o que for mais prático pra você! Vai ser legal daqui há um tempo você poder perceber o seu processo e celebrar o seu progresso!


3. Comece na sua zona de segurança // ex: talvez você se sinta mais confortável testando algo novo com seu amigo do que com seu colega de trabalho.


4. Perceba o que você critica no outro, no seu trabalho, no sistema // Abaixa um pouco o volume do “Galvão Bueno” que vive dentro da sua cabeça, para se escutar. Talvez agora com novas visões sua intolerância a certas atitudes das pessoas (processos do lugar onde você trabalha) vá aumentar. Lembre de respirar e digerir antes de reclamar!


5. Compartilhe os aprendizados // Escolha aquelas pessoas entre seus amigos ou dentro da sua organização que você acredita que estejam mais alinhadas com a sua visão para compartilhar os seus aprendizados. Evite as pessoas que vão te chamar de malucx, te criticar ou ficar desmerecendo o seu processo. Encontre seus aliados!


6. Peça ajuda // Encontre alguém que possa te dar escuta no seu processo (aquela escuta que não é conselho), seja um amigo ou um terapeuta. Alguém que vai te ajudar a se escutar e persistir! Alguém que possa te apoiar nas práticas também.


7. Se celebre! // Lembre que sempre existe a outra metade do copo vazio! Estar no bom o suficiente para o momento te faz aterrar no que você já caminhou! Tenha paciência e compaixão consigo mesmx! ❤


Boa Jornada!


33 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page